Grupo Desportivo Fabril do Barreiro reduz consumo energético em 40% - ...a nossa voz.

ÚLTIMAS

Weather (state,county)

BLOG NÃO OFICIAL DO GD FABRIL

quinta-feira, julho 11, 2013

Grupo Desportivo Fabril do Barreiro reduz consumo energético em 40%

As Srª (s) vereadoras Regina Janeiro e Olga Paredes com as áreas, respetivamente, da Cultura e do Desporto, e da Sustentabilidade Ambiental na Câmara Municipal do Barreiro (CMB), visitaram na passada sexta-feira, 5 de julho de 2013, as instalações do Estádio Alfredo da Silva, integradas no Complexo do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, a convite do Srº Presidente da Direção, António Fernandes. Esta visita teve como propósito divulgar resultados da adesão ao projeto municipal “Eco-Desafio - Todos Ficamos a Ganhar”, por parte do clube. Desta forma, foi revelado que, desde que foram instalados os painéis solares térmicos, o consumo energético com o aquecimento diário das águas sanitárias regista uma redução na ordem dos 40 por cento. Aproveitar as boas condições climatéricas do País foi o primeiro objetivo do Grupo Desportivo Fabril quando foi equacionada a instalação de painéis solares térmicos. Aliada a essa ideia, surgiu a disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, e o apoio técnico fundamental da S.energia. Juntas, estas vontades, fizeram com que a ideia ganhasse consistência técnica. Hoje é uma realidade. “Tínhamos um consumo anual na ordem dos 10 mil euros em gás que queríamos ver reduzido”, contextualizou o Presidente da Direção, para acrescentar que atualmente e numa primeira fase, já estão implementados o aquecimento das águas sanitárias. Estimamos que as reduções no consumo sejam na ordem dos 40 por cento.
Porquê? Porque não vamos só reduzir nos consumos diretos de gás, como também nos consumos de água através da instalação de fluxómetros e de torneiras termostáticas. "Além de que está para breve a assinatura de um contrato que nos possibilita ter gás em depósito”. Esta verdadeira "revolução" tem vantagens ao nível dos custos de funcionamento do clube, mas também ao nível ambiental. De acordo com António Fernandes “deixámos de ter tantas emissões de gases para passarmos a conseguir ter mais benefícios para a sociedade e para os atletas”. O investimento total de cerca de 9 mil euros foi comparticipado em mais de 50 por cento pela Autarquia do Barreiro. Recorde-se que em reunião privada de 7 de novembro (2012) a CMB deliberou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio no valor de cinco mil euros ao Grupo Desportivo Fabril, com vista à implementação do projeto “Eco-Desafio - Todos Ficamos a Ganhar”. A Srª vereadora Regina Janeiro congratulou o clube na pessoa do seu Presidente e disse que “deve ser valorizada esta atitude do Fabril que procura manter a sua atividade desportiva ao mesmo tempo que consegue ter uma redução nos seus custos fixos. Neste sentido, julgo que em conjunto encontrámos uma boa solução. Os clubes prestam um serviço essencial às cidades, mantendo os jovens ocupados com atividades físicas e formando cidadãos, formando homens” salientou. Olga Paredes, Vereadora responsável pela sustentabilidade ambiental no Município recordou que uma das vertentes do Eco-Desafio é precisamente a instalação dos painéis solares térmicos. De 2009 até aos nossos dias, este projeto já foi abraçado por 12 coletividades e associações do Concelho que pretendem alcançar uma maior sustentabilidade económica e ambiental. A vertente energética do Eco-Desafio está assegurada neste caso, mas ainda falta garantir a vertente dos resíduos. "Neste âmbito ainda falta, mas está para breve, a colocação dos ecopontos nas instalações do Grupo Desportivo Fabril que vão permitir a separação dos resíduos sólidos”. Pela sua parte, garantiu, “tudo aquilo que possamos fazer de forma a melhorar o ambiente, estamos disponíveis”, disse.
Fonte: CMB

4 comentários:

  1. Bom trabalho por parte da direção!não é só dizer mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro anónimo, pra já não sei o que é que você quer dizer com as palavras que cita: "...não é só dizer mal..." pelo depreendo da sua citação, devo informá-lo que o blog na sua esência da informação que fornece é sempre num contexto factual e contextualizado sendo que por vezes e em maior parte delas com fotografias, o que aqui é postado pelos administradores do blog, será sempre pela transparência da informação, porque se assim não fosse os lesados, já teriam processado os administradores do mesmo por falsas notícias. Portanto meu caro se é para atingir os responsáveis pelo mesmo quero esclarecê-lo que os administradores do blog tanto postam a notícia agradável e politicamente correta na prespectiva de quem é atingido, como também denuncia aquelas menos agradáveis para quem dirige o clube. É assim, neste sentido de responsabilidade que irá sempre, fazer chegar aos sócios e adeptos toda a informação do nosso clube, seja ela (noticia) agradável ou menos agradável para quem dirige e comanda o mesmo!
      O blog seguirá sempre esta linha de entendimento, sabemos também que por vezes incomodamos e isso é bom, é sinal que nos dão importância, e por vezes poderão ou não rever toda a sua gestão, assim o clube só tem a ganhar e ganhando o mesmo também nessa prespectiva os sócios e adeptos também estarão incluídos, mais conscientes sobre a vida do clube.
      Um bem haja a todos os sócios e adeptos deste grande clube e que nos visitam frequentemente na procura de informação, e neste sentido na medida do possível ficam com uma noção sobre o pulsar do mesmo (Grupo Desportivo Fabril).
      Viva o Fabril

      Eliminar
    2. Informo que efectivamente não depreendeu bem o meu comentário, nem percebo como interpretou o mesmo como tentativa de atingir o blog ou os seus administradores.
      Como diz, não sabe quem sou, mas parece-me que a sua resposta era dirigida a outro que não eu... a carapuça não me serve, conheço bem o vosso trabalho, visito com alguma assiduidade o blog e tenho muito apreço pelo vosso esforço. Neste sentido, e de acordo com o meu comentário anterior, felicito a direcção do GDF pelo sucesso no projecto de redução do consumo energético.
      Em relação a dizer mal, e como o sr. sabe, não é difícil encontrar comentários a criticar o trabalho da direcção, por vezes, eu próprio também o critico.
      Mas neste caso especifico do projecto só tenho que dar os parabéns a quem o dirigiu, isto porque a redução de custos é muito benéfica para o GDF. Não concorda?

      Eliminar
  2. já agora, porque não apostar em atletas sustentáveis,isto é ter mais atenção a quem damos a nossa camisola e emblema para vestir.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

...a nossa voz mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações do Clube entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o blog não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos que nada acrescentem à 'discussão';
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o blog reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam "..a nossa voz" a reproduzi-los no blog;

Não se esqueça que para ser respeitado terá de respeitar primeiro. Este espaço respeita-o, faça o mesmo.