Alterações na III Divisão nacional - ...a nossa voz.

ÚLTIMAS

Weather (state,county)

BLOG NÃO OFICIAL DO GD FABRIL

domingo, maio 24, 2009

Alterações na III Divisão nacional

Alterações aplicadas apenas em 2011/12
Série Madeira entra em vigor na nova época
II Divisão passa a ter três zonas

jornal A Bola

As alterações a implementar no Campeonato Nacional da III Divisão entram em vigor apenas na temporada 2011/2012. A decisão foi tomada ontem, em assembleia geral da Federação Portuguesa de Futebol, e adia, assim, o fim do escalão por duas épocas.

Para já, a única novidade para a nova temporada é a criação da série Madeira, que se vem juntar às sete restantes, já existentes. O campeonato terá duas fases, como acontece agora. Na segunda, dos clubes que disputem a fase de subida, ascendem à II Divisão os dois primeiros classificados de todas as séries, excepto da série Madeira e da série Açores, das quais sobe apenas o primeiro classificado.

Novas regras para a II Divisão

As novas regras para a II Divisão entram em vigor já em 2009/10 e a grande diferença é a redução de quatro para três séries competitivas. As 48 equipas em prova passarão a estar divididas por zonas: Norte, Centro e Sul. Os clubes das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira serão alternada e anualmente colocadas nas várias zonas.

As 16 equipas de cada zona jogam duas voltas. Apurado o primeiro classificado de cada um dos grupos, realiza-se uma segunda fase (também a duas voltas) entre os três vencedores das zonas, para apurar o campeão, deixando de existir a fase de play-off. Sobe também à II Liga o segundo classificado desta fase.

São despromovidos à III Divisão os últimos quatro classificados de cada uma das zonas (12 equipas).

Refira-se que a partir de 2010/2011, Açores e Madeira terão, cada uma, um máximo de seis equipas na II Divisão. O que vai obrigar a que as formações insulares que na III Divisão se apurem para integrar aquela divisão tenham de jogar, a duas mãos, com a equipa pior classificada da sua Região Autónoma na II Divisão para discutirem o lugar.

Licenciamento discutido dia 30

Após sete horas de discussão, a assembleia foi suspensa. Será retomada no próximo sábado, 30 de Maio, às 14.30 horas, para a discussão do último ponto da ordem de trabalhos, o licenciamento de clubes nos campeonatos não profissionais.

O processo será moroso, devido à minuciosidade dos pontos sujeitos a análise. Caso seja aprovado, obrigará a um maior rigor financeiro por parte dos clubes, cujas contas serão analisadas regularmente pela FPF.

A Federação Portuguesa de Futebol propõe que a nova época funcione como uma espécie de ano zero para que os emblemas se possam familiarizar com o processo.

Como serão as provas:
2ª divisão - 3 séries de 16 equipas divididas geograficamente, equipas da Madeira na zona sul; Descem os 4 últimos de cada série; Será disputado uma 2ª fase entre os vencedores de cada série a duas voltas para apurar os 2 clubes que sobem à II Liga.

3ª divisão - 8 séries de 12 clubes (a confirmar a série Açores se terá 10 ou 12) incluindo a nova série Madeira. A segunda fase será disputada pelos 6 primeiros classificados a duas voltas. Sobem nas séries continentais (A a F) os dois primeiros classificados, sendo apurados para uma liguilha os primeiros classificados das séries Madeira e Açores, que defrontarão respectivamente num jogo a duas mãos os piores da Madeira e Açores da II Divisão.
Será feita uma fase de descida com os 6 piores de cada série a duas voltas, não se sabendo ainda quantos descem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

...a nossa voz mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações do Clube entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o blog não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos que nada acrescentem à 'discussão';
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o blog reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam "..a nossa voz" a reproduzi-los no blog;

Não se esqueça que para ser respeitado terá de respeitar primeiro. Este espaço respeita-o, faça o mesmo.